top of page

Você sabe pra onde vai seu lixo?

Conheça um pouco da triste história dos resíduos nas cidades de Bom Jesus do Itabapoana e Apiacá, pra além da porta de sua casa e do caminhão de coleta.


Os municípios de Bom Jesus do Itabapoana e Apiacá ainda insistem em manter seus lixões ativos, ainda que Lei nº 12.305/2010 prevê, que todos os rejeitos do país devem ter uma disposição final ambientalmente adequada. Passados quase 13 anos da lei, ainda não reciclamos, não compostamos e não aterramos os rejeitos corretamente.


Enquanto isso, existem pessoas que seguem se colocando em risco sanitário, e coletam seu sustento dos materiais recicláveis despejados nos lixões.


Imagem: Fotografia do lixão de Bom Jesus do Itabapoana. Autor: Antônio Paulo França


Em Bom Jesus do Itabapoana, o lixão se encontra próximo a Usina Santa Isabel, antes da primeira entrada pra comunidade, à direita. Em Apiacá, logo após o trevo do desvio, pra quem chega desde Bom Jesus, vire a esquerda e está a aprox. 1 Km.


Precisamos pressionar o poder público para terem postura séria para com o problema e deixarem de empurrar nossos resíduos pra debaixo do tapete. É urgente e contamos com sua colaboração! Conheça nossa pauta de reivindicações às prefeituras:

  • Fechamento imediato dos lixões, com destinação correta aos resíduos e valorização do trabalho dos catadores do município;

  • Auxílio na criação e/ou fortalecimento de Associação de Catadores no município, através

  • Elaboração e cumprimento de políticas públicas, através de legislação própria, que levem a população e as empresas a colaborarem com a coleta seletiva, como logística reversa obrigando geradores de resíduos a destinarem estes materiais para associação de catadores do município e adoção de campanhas de educação ambiental.

  • Criação e/ou implementação efetiva do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e seu respectivo Conselho Municipal.

Para estar mais por dentro das ações participe do grupo de whatsapp para mobilização, divulgue, assine esta petição! Esteja por dentro deste e demais trabalhos da ONG REDI através de nosso Instagram @reditabapoana.


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page