top of page

Nota sobre o Posicionamento da REDI no Período Eleitoral de 2024

Acreditamos que a transformação efetiva do território do Itabapoana só é possível por meio de um diálogo contínuo e construtivo com o Poder Público. Por isso, a REDI reafirma seu compromisso com o diálogo e a mobilização em prol do território através da publicação e divulgação da Carta das Águas. 


A Carta das Águas é um documento que expressa as principais demandas e aspirações da comunidade em relação ao futuro da bacia do Itabapoana. Ela representa um marco na articulação das necessidades locais, propondo soluções e caminhos para o desenvolvimento socioambiental justo da região.


Este documento foi elaborado em julho de 2024, durante o I Fórum dos Saberes da Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana, um encontro que reuniu centenas de pessoas, representantes da sociedade civil, do poder público e do setor privado dos 18 municípios que compõem a bacia. Durante o Fórum, promovemos oficinas temáticas com metodologias participativas, resultando na construção coletiva da Carta das Águas.


No período eleitoral de 2024, a REDI se compromete a apresentar a Carta das Águas aos candidatos dos 18 municípios da Bacia Hidrográfica do rio Itabapoana, proporcionando um espaço para que possam compreender as necessidades do Itabapoana sob a ótica da comunidade, da justiça socioambiental e da ciência, estando aberta a dialogar com todas as candidaturas ao executivo e legislativo. 


Nosso objetivo é garantir que as questões ambientais sejam consideradas prioritárias nas plataformas de governo, sempre mantendo um olhar crítico e construtivo sobre os planos apresentados.


Ao mesmo tempo, a REDI mantém sua imparcialidade e compromisso com a transparência. Não apoiamos nenhum partido ou candidatura específica, mas cobramos o comprometimento dos candidatos com as causas que são fundamentais para o bem-viver das comunidades humanas e toda a biodiversidade na bacia do Itabapoana.

A Carta das Águas é um instrumento de diálogo e participação, refletindo a voz da comunidade e guiando nossas ações durante o período eleitoral e além.


🔗Você pode ler a Carta das Águas na íntegra, assim como assiná-la, através do link.

26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page