top of page

História da degradação ambiental da bacia do Rio Itabapoana por Arthur Sofiatti



Na última quarta-feira, dia 30 de agosto de 2023, Aristides Soffiati, grande pesquisador da Eco-historiografia realizou uma excelente palestra sobre a história da degradação ambiental da bacia do Rio Itabapoana.

Aristides Soffiati tem vasta produção no campo da História Ambiental da região que se estende entre os rios Macaé e Itapemirim, tendo na bagagem importantes estudos sobre o conjunto de corpos hí

dricos que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana e suas populações de flora, fauna e a cultura humana que ali se desenvolveu. Nessa palestra, Soffiati traz os aspectos históricos do processo de antropização (transformação que o ser humano exerce sobre o meio ambiente) da região e das consequências de se colocar um rio a serviço dos interesses de um sistema econômico predador, apresentando também caminhos para restauração do ecossistema e economia local. O evento foi coordenado pelo professor de História Rogério do IFF Campus Itaperuna em parceria com o IFF Bom Jesus, dia 30 de agosto e está disponível no canal da REDI no YouTube.




86 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page